RE-HSE-P – COLEÇÃO

O Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas e Parentais (RE-HSE-P) tem como objetivo a caracterização e o levantamento de indicadores de problemas comportamentais em crianças escolares e pré-escolares, com base em perguntas guia direcionadas ao responsável pela criança.

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O Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas e Parentais (RE-HSE-P) tem como objetivo a caracterização e o levantamento de indicadores de problemas comportamentais em crianças escolares e pré-escolares, com base em perguntas guia direcionadas ao responsável pela criança.

O RE-HSE-P apresenta 13 conjuntos de perguntas, sendo 05 delas para avaliação da frequência comportamental. São também investigadas variáveis contextuais, e cada uma delas possui as seguintes alternativas de respostas: habilidades sociais educativas parentais, práticas educativas negativas, contexto, problemas de comportamento e habilidades sociais.

Sendo assim, ele descreve funcionalmente a capacidade social e educacional, especialmente as relacionadas à interação entre pais e filhos, investigando variáveis antecedentes e consequentes para cada habilidade social educativa parental.

Os autores apresentam uma proposta de análise qualitativa e quantitativa para as informações da entrevista utilizando como referência de avaliação os escores da amostra normativa.

Público-Alvo

O instrumento é destinado a crianças em idade pré-escolar e escolar e deve ser preenchido pelos responsáveis (pai, mãe ou outro responsável).

Aplicação

Ele deve ser aplicado individualmente, tendo em vista que se trata de uma entrevista clínica. O tempo de aplicação varia de acordo com as respostas dos sujeitos às perguntas abertas do roteiro.

A entrevista deve ser gravada para avaliação posterior, seguindo os critérios propostos no manual.

Contexto

Recomenda-se o uso em contextos de avaliação clínica, para triagem, medida de pré e pós intervenção psicológica e também para psicólogos de instituições que atendam a população alvo.

Normatização

O instrumento foi aplicado em 213 cuidadores primários de crianças em idade pré-escolar e do ensino fundamental, localizados na cidade de São Carlos/SP. Desses cuidadores, 103 eram mães, 12 eram pais e 8 eram avós.

As tabelas normativas foram divididas segundo as habilidades propostas pelo instrumento e revelam as perguntas que devem ser classificadas para posteriormente serem quantificadas no protocolo. São fornecidas também tabelas com os escores de referência para identificação dos aspectos comportamentais clínicos, limítrofes e não clínicos considerando os aspectos positivos da interação e os aspectos negativos.

Marca

4 a 6 anos

6 a 8 anos

8 a 10 anos

Acima de 10 anos

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